9 de setembro de 2006

O Retrato do Turista




Viajo pra conhecer
A cultura dos lugares
Sua história, seus costumes
Seus artistas populares
Seus encantos naturais
Seus fatos peculiares.


Posso vir de muito longe
Até mesmo do estrangeiro
Falar uma língua diferente
Ou então ser brasileiro:
Sergipano, capixaba
Amazonense, mineiro...


Seja lá de onde eu for
Careço ser respeitado
Com um sorriso espontâneo
Ser acolhido e tratado
Receber um bom serviço
E estar bem orientado.


Quer eu chegue aqui em grupo
Ou então venha sozinho
Quer saia de outro país
Ou de estado vizinho
Quero beleza e emoção
Muito respeito e carinho.


Eu venho atrás de descanso
De aventura, de lazer
Por isso quando eu chegar
Na cidade eu quero ter
Opções as mais diversas
Para que possa escolher.


Quero estrada conservada
Água, comunicação
Energia e segurança
À minha disposição
Para maior comodidade
E também satisfação.


Não é que seja exigente
Se formos ver, na verdade
Está é a estrutura básica
De qualquer sociedade
Que queira dar a seu povo
Vida com dignidade.


Quero ver tudo limpinho
(Odeio poluição!)
Quero comida bem feita
E boa acomodação
Qualidade nos serviços
Respeito e muita atenção.


Quero me sentir seguro
Contra qualquer ameaça
Para ficar à vontade
Seja no parque ou na praça
Sem temer assalto, roubo
Ou qualquer outra desgraça.


Saiba que a minha vinda
Gera emprego, gera renda
Por isso é muito oportuno
Que o povo compreenda
O meu valor, e então
Da melhor forma me atenda.


Venho de carro ou de ônibus
De avião e até de trem
Seja de que for, chegando,
Quero ser tratado bem
E encontrar os atrativos
Que o lugar diz que tem.


Quem vende gato por lebre
Neste mundo de hoje em dia
Pode até ganhar um pouco
Com tamanha covardia
Mas não dura muito tempo
Porque perde a freguesia.


Sendo assim não anuncie
O que não possa ofertar
Como um hotel sugerindo
Que tem a vista pro mar
- Só na foto! - Fique certo
Isso vai lhe complicar.


Saiba que por minha causa
Existe a preocupação
De cuidar dos monumentos
Que são sempre uma atração
Além de se preservar
O folclore e a tradição.


Ao comprar, ao consumir
Que me venha o preço justo
Porque sei que qualidade
Para existir tem seu custo
No entanto não me explore
Porque isso é muito injusto.


Sei que devo conservar
As belezas naturais
E também não depredar
Os recursos naturais
Para que o patrimônio
Não se esgote jamais.


Eu sei também que não devo
Sujar o meio ambiente
Destruir a fauna e a flora
E não ser intransigente
Só porque uma cultura
Da minha for diferente.


Eu venho pra descobrir
Outros modos de viver
Conhecer outras culturas
Aumentar o meu saber
Além do mais importante:
Gente nova conhecer.


Se tiver um tratamento
Carinhoso e cordial
Devo voltar outras vezes
E fazer comercial
Do contrário jamais volto
E fico falando mal.


Quero voltar satisfeito
Carregando na bagagem
Lembrança de bons momentos
Do lugar, a boa imagem
E conservar na memória
O prazer dessa viagem.


Quero voltar com saudade
Do lugar que visitei
Do povo que conheci
Das paisagens que olhei
Dos momentos que vivi
Das emoções que passei.


Objetos de lembrança
Souvenir, fotografia
São registros de emoções
Vividas a cada dia
Simbolizam meu encanto
Satisfação, alegria.


Responda agora: Quem sou?
Olhe que dei muita pista!
Não é preciso ser gênio
Nem tampouco charadista
Para dizer categórico:
É o meu amigo TURISTA.


FIM


Setembro/1999

Nenhum comentário: