Plantado no solo da inspiração, irrigado com o veio da poesia e adubado com o húmus das rimas e ritmos da tradição. Que sua copa frondosa dê-nos sombra e frutos; que seus frutos gerem sementes que se perpetuem e se espalhem por outros campos.
Nosso mestre Chico Pedrosa ficará de molho nos próximos dias, para recuperar-se de uma cirurgia. Num gesto de solidariedade e companheirismos, poetas se juntam para publicar um cordel cuja renda será destinada à ajudá-lo a atravessar esse momento de recesso. A partir do mote fornecido por nosso companheiro Felipe Júnior, fiz a seguinte glosa em louvor do nosso incomparável CHICO PEDROSA:
VELHO CHICO DESÁGUA POESIA NA RIBEIRA DO NOSSO CORAÇÃO.
Ouvir Chico Pedrosa declamando é se dar um presente sem igual porque Chico é somente magistral é o Divino Poder se revelando é o sertão nos seus versos se mostrando pra quem é ou não é lá do sertão é a fonte sem fim de inspiração que nos faz navegar na nostalgia VELHO CHICO DESÁGUA POESIA NA RIBEIRA DO NOSSO CORAÇÃO.
5 de março de 2007
CONVIVER COM MULHER DESCONFIADA É ANDAR SOB A SOMBRA DO CIÚME
(Glosas para o mote dado a mim e ao poeta João Campos por Marcone Melo, durante a última Quinta do Cordel, acontecida em 01-03-07):
Não tem paz o sujeito que se enlaça com mulher insegura e ciumenta ela pega no pé e sempre inventa uma briga, uma cima, uma pirraça se ele olha para quem por perto passa e repara, discreto, o seu volume ela diz - vai atrás e se arrume com essa quenga escrota, essa safada CONVIVER COM MULHER DESCONFIADA É ANDAR SOB A SOMBRA DO CIÚME.
Se quiser não ter mais nenhum sossego com mulher ciumenta case um dia e não deixe de lado a boemia (não precisa por lá ter um chamego) mesmo tendo por ti um grande apego ela implica só mesmo por costume cheira a roupa a procura de perfume e por nada ela sempre faz zoada CONVIVER COM MULHER DESCONFIADA É ANDAR SOB A SOMBRA DO CIÚME.
Bancário, turismólogo e poeta. Casado e pai de dois filhos. Brasileiro, pernambucano, nordestino, recifense, um matuto suburbano. Cheio de dedos e de nove horas. E de esperanças também.
A esquerda garante que o JBF é de direita. A direita afira que, sem dúvida, o JBF é de esquerda. Os moderados dizem que o JBF é radical. Os radicais reclamam que o JBF é moderado. É incrível que esta merda seja o blog que mais cresce na Internet, mesmo desagradando a tanta gente.
CIBERTECA DE CORDEL
Que tal poder consultar uma coleção com cerca de 7.000 títulos de cordel, contendo os clássicos e boa parte da produção recente da literatura de cordel de todo Brasil?
Pois isto agora é possível graças à iniciativa da jornalista e pesquisadora Maria Alice Amorim, que digitalizou todo seu acervo de cordel e colocou à disposição dos pesquisadores no site CIBERTECA DE CORDEL (www.cibertecadecordel.com.br), sob a forma de catálogo. O acesso à integralidade do conteúdo está disponível para consulta presencial na biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco, na cidade do Recife.
O projeto de digitalização contou com o patrocínio do Governo de Pernambuco/Fundarpe, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura-Funcultura.