15 de julho de 2007

Cordel na Fenneart


Susana e Neluce no espaço Unicordel (Fenneart-07/2007)

Hoje deixo de lado os versos, embora continue tratando do meu envolvimento com a poesia popular. Sinto necessidade de falar desta experiência de ver a Unicordel presente na FENNEART (www.pe.gov.br/fenneart), ocupando um espaço em um dos estandes de Pernambuco na área do PAB-Programa do Artesanato Brasileiro.

Neste sábado, penúltimo dia da feira, fiquei quase o dia inteiro por lá, junto com alguns companheiros cordelistas, dando uma força a quem estava de plantão e proseando com os poetas que se fizeram presentes. E esta permanência no local me propiciou alguns momentos de grata satisfação que tiraram um pouquinho do azedume característico desses últimos dias: 1º) Ficar o tempo todo admirando as peças de Luiz Galdino, aquelas "caboclas" sensuais do colo desnudo que ficam provocando o desejo de passar a mão pra sentir a maciez da "pele" daqueles seios que o artista reproduziu com refinado acabamento; 2º) Ouvir uma visitante lançar os olhos sobre a camisa da Unicordel e declarar: "Que camisa maneira, meu!"; 3º) Receber o convite para escrever um cordel para ser distribuído como lembrança de um casamento que só deverá acontecer daqui a uns dois anos; 4º) Ver nosso companheiro Davi Teixeira, cordelista e bonequeiro, passeando entre os visitantes com seu Bastião, e seu Zé Preto, fazendo seus bonecos lerem cordel e cantarem junto com os seresteiros que desfilaram nos corredores da feira; 5º) Observar, de longe, João Guilherme (um guri de sete anos, filho da amiga poetisa e jornalista Rossana Fonseca) sentadinho lá num canto do estande, lendo compenetradamente o cordel que professor Adelmo escreveu para o Sport; 6º) A declaração de um senhor que ao saber do preço pelo qual estávamos vendendo nosso cordel (R$ 1,50), disse que na sua opinião o cordel valia era R$ 150,00.

Isso não tem preço!!!!!!!!

2 comentários:

Anonymous disse...

Olá Honório... Adorei seu blog!!!
Volto para refazer o pedidos do cordel como lembrança para meu casamento. Fico feliz em ter visto um pedacinho de nossa história declarada em seu blog.
Felipe está muito empolgado para narrar os fatos...mas sempre o digo que ainda falta tempo..muitas coisas ainda vão acontecer(huahauahua). Obrigada por tudo, parabéns e conte conosco! bjus. Clarissa Melo

Anonymous disse...

olá Honório, ainda estou devorando seu blog rsrsrsrsrs, e tem que ser assim mesmo pra ler cordel sem estar familiarizado, dá um nó na lingua que pra desfazer o nó, só mandando alguém soprar pensando numa fofoqueira que desata. Bem, tô contente em te reencontrar e parabenizá-lo por abrilhantar a cultura nordestina.Lembrança à família.
Abraços da amiga do BNB Selma Lessa